quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A temida entrevista de emprego

Você preparou aquele currículo, se candidatou a vaga e finalmente foi chamado para entrevista.     Passado a euforia da notícia, vem a ansiedade e a preocupação: Como agir? O que falar? O que não falar?
Primeiro: respire bem fundo, e solte o ar calmamente. Isso é para oxigenar o cérebro e você pensar com clareza. Tudo que é novo causa ansiedade e isso é normal e também compreensível. Devemos ter cuidado para que seja controlada e consigamos seguir em frente ao que é novo.
E por mais que você já tenha feito inúmeras entrevistas, cada uma é um momento novo, porém existem coisas que se repetem sempre e sempre. Então, vamos às dicas?

1-      Pesquise antes a empresa na qual você se candidatou. É importante que você conheça um pouco do possível da história da empresa na qual pretende trabalhar. Essas informações trarão mais segurança. No site da própria empresa você encontrará essas informações.

2-      Conheça o trajeto e deslocamento para o local da entrevista. Chegue com antecedência. Atrasos são prejudiciais. Desculpas  de atraso não são de bom tom pois, dará a impressão que você usará sempre. Confirme hora, dia, local e nome da pessoa que fará a entrevista. É importante que você tenha um número de contato, e se realmente cair um meteoro na estrada, ou o motorista for abduzido e você precisar se atrasar, informe. Dica pra de importante: antes de entrar no prédio para numa loja com ar refrigerado, de “uma olhadinha nas coisas” até você se refrescar. Isso mesmo! Parece esquisitice, né? Mas aqui no Rio o calor desmonta qualquer produção e chegar suado, descabelado e esbaforido não vai causar boa impressão.

3-      E por falar em produção, que tal caprichar na roupa? Mas ao contrário da festa ou balada, roupa para ambiente de trabalho deve ser discreta. Está proibido decote, transparência, saia curta. Você não seduzirá ninguém, mas causará péssima impressão. Como você já pesquisou a empresa procure saber como se vestem as pessoas que trabalham lá. A tradicional blusa branca, com calça social preta ainda é uma boa pedida. Pode ser usado jeans, desde que acompanhado de uma blusa social e/ ou um blazer. Vale salientar que, é possível que tenha dinâmicas, então, meninas, procurem usar calças para que, precisando abaixar ou fazer qualquer outro movimento, vocês fiquem à vontade. Nada de tênis, chinelo, sandálias, ou saltos exagerados. Também não é hora de mostrar aquela sandália bafônica que você acabou de comprar. Menos é sempre mais. A boa é velha sapatilha cumpre bem seu papel e para meninos, sapato social.
Jeans é permitido, mas cuide da parte de cima seja social.
4-      Meninas do meu Brasil Varonil, make de trabalho é discretíssima. Se possível prenda o cabelo, ou no mínimo não deixe que caia sobre o rosto. E, os bijus? Posso colocar um belo par de brincos de pedras brilham quando balanço a cabeça e reflete a luz? NÃO. Nem pode usar esmalte com cores fortes, e muito menos cheias de desenhos. Quem têm que aparecer são suas competências, não seu figurino. E os meninos? Barba feita e nada de boné, óculos escuros (retire antes, ok?), camiseta ou bermuda. E chegar com fone de ouvido também não é legal. 
Menos é mais.
5-      Não fume antes, pois o cheiro da nicotina é facilmente percebido. Não mastigue chicletes. E não use perfumes fortes.  Também não é recomendado usar celular, nem para jogar, mantenha-o desligado. Mas nem na sala de espera? Nem na sala de espera, a não ser que você queira passar a imagem errada.

6-      E falando em sala de espera...
Você sabia que, muitos entrevistadores põem espiões na sala de espera para observar seu comportamento? Reclamar, olhar para o relógio, bufá ( sério, tem gente que fica bufando...rs), são sinais de impaciência. Mantenha-se relaxado, mas cuidado! Você não está na sala de casa. O que você fala, como você fala, o que você faz, tudo isso poderá ser usado a seu favor ou poderá ser usado contra você no tribunal, digo, na hora de contratar.



7-      Aperte a mão do entrevistador com firmeza apresentando-se, sorria, pois você pode não está sendo filmado, mas está sendo observado.

8-      Não interrompa o entrevistador e nem o coleguinha. Ouça com atenção o que todos falam. Se for possível, seja o primeiro. Tome iniciativa, isso também vale para as dinâmicas, caso as tenha.

9-      Em entrevista individual, ponha a bolsa no chão do lado da cadeira. Sente com postura reta, mas não travada. Lembre-se que o corpo fala.

10-   Leve seu currículo, e documentos.  Quais documentos? Na dúvida leve todos. E prepare-se para as famosas perguntinhas.

No mais, por mais repetitivo que possa parecer, seja você mesmo. Acredite que você tem muito
para contribuir para a empresa. E se não foi desta vez, anime-se! Há uma vaga pra você! 

Como diz a filosofa Dory:
"Continue a nadar, continue a nadar..."


O post ficou muito grande e por isso vou deixar para falar das "perguntas que não querem calar"
no próximo post. Até a próxima postagem. Tchau!

Psiu, não deixe de ler a 2ª parte. Clique aqui

Se você gostou, se faz sentido,  comente e curta nosso blog, nossa fã page e siga-nos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário