terça-feira, 6 de outubro de 2015

Currículo


Você está procurando emprego, vê uma vaga interessante e para candidatar-se tem que enviar o famigerado currículo. E agora? Você vai à Internet e baixa (ou copia) um modelo pronto e aguarda ansiosamente ser chamado. Passa uma semana, duas semanas, meses e nada. Mas será possível? Como assim?  Você enviou tantos e tantos e ninguém lhe chama? O quê que é que está errado afinal? Em se tratando de currículo? Muita coisa...
Quando você está envia um currículo para uma empresa, na verdade você está se apresentando e, dependendo da forma em que se apresenta, sua vaga tão sonhada pode ficar cada vez mais perto, ou mais longe.
Existem regras para uma execução de um currículo. Regras fáceis de serem seguidas, mas extremamente negligenciadas por muita gente.

  • Ortografia
  • Formatação
  • Mentiras
  • Panfletagem
  • Clareza e simplicidade

Acredite, erros de Português e digitação são fatais. É provável que no primeiro erro, o recrutador nem prossiga com a leitura. Tem dúvida da grafia de uma palavra? De uma concordância? Peça ajuda.  “Jamais use de cabeçalho a palavra “Curriculum vitae”,” currículo vitae”, ou “currículo”. Pois, é como se você estivesse chamando cadeira de...cadeira. O recrutador  sabe o nome do documento, não precisa informar.
Não use linguagem de Internet, gírias, palavrões. E tenha um e-mail profissional, de preferência com seu nome. Nada de “bonequinhadopapai”, “gostosinhadenovaiguaçu” ou outros apelidos, certo?
Letras com tamanhos variados cansam. Use apenas dois tamanhos, um para destacar seu nome e outro para o restante do texto. ATENÇÃO: Caixa alta significa que você está gritando. Não utilize, ok?
Não minta no currículo. Além de serem facilmente percebidas no próprio currículo, todas as informações serão testadas.
Não panflete seu currículo. Ou seja, não saia jogando ao léu, para qualquer vaga. As agências e consultorias fazem várias seleções e poderá ver seu currículo para diversas vagas não correlatas. Envie apenas para as vagas que tem a ver com seu perfil profissional.
Seja claro, simples e sucinto. Não adianta encher o currículo de informações. Cursos e experiências profissionais devem ser de acordo com a vaga pretendida. Se você está se candidatando a uma vaga de vendedor de roupas, por exemplo, não precisa dizer que fez curso de confeitagem de bolo. Por essa razão, currículo deve ser customizado. Cada vaga, cada empresa, um currículo diferente.

Dica de ouro para você que nunca trabalhou: use suas experiências escolares, trabalhos voluntários, ou projetos que fez parte. Ah, poxa! Não tem nada?! Bom, mova-se!! Está na hora de se preparar para o mercado de trabalho. Comece a buscar experiências na escola, faculdade, ONG, igrejas, associação de moradores. O mercado é competitivo. Corra!

No mais, siga esses passos aqui:
1-   Nome em negrito no alto, centralizado;
2- Informações de endereço, nascimento, idade, filhos, contatos (em caso de telefone pra recado, informe ao dono do telefone que o número foi dado para contato);
3- Objetivo profissional, que é a vaga pretendida;
4- Qualificações profissionais, que são as competências desenvolvidas ao longo de sua vida ( Experiência em gestão de conflitos, habilidade em ferramentas onlines, facilidade em motivar equipe etc);
5- Experiência profissional, em ordem decrescente, do último emprego ao primeiro e do último cargo para o primeiro ocupado na empresa. Apenas as últimas três experiências. Descrever o que fazia de forma clara e sucinta;
6- Perfil profissional ( bom relacionamento interpessoal e intrapessoal, foco em resultados, dinamismo etc);
7- Formação acadêmica, nome do curso, ano de formação ou período em que se encontra, nome da instituição;
8- Cursos, relevantes a vaga pretendida. Nome do curso, instituição e carga horária do curso;
9- Trabalhos voluntários, nome da instituição, cargo ocupado e o que você fez;
10- Palestras e congressos relevantes à vaga pretendida;
11- Não use fotos;
12- Mês e ano.






Nenhum comentário:

Postar um comentário