terça-feira, 27 de outubro de 2015

O que você faria se não tivesse medo?


Mesmo assim a Chapeuzinho 
tinha cada vez mais medo do medo do medodo medo de um dia encontrar um LOBO.Um LOBO que não existia.
(Chapeuzinho Amarelo, Chico Buarque)




Nestes dias me deparei com essa frase, e fiquei pensando: o que eu faria se não tivesse medo?
Tantas coisas passou pela minha cabeça...pularia de paraquedas? Escalaria o Everest? Nadaria com tubarões? Talvez...
 Talvez fosse mais “aventureira”, mas bem verdade é que, deixamos de tomar atitudes muitos simples no dia a dia, ou decisões que poderão mudar nossa vida porque sentimos medo.
Quantas vezes você deixou de pedir aumento ou promoção por medo do chefe? Quantas oportunidades de entregar seu currículo a alguém, ou e pleitear uma vaga você já deixou passar? Quantas vezes você deixou de chamar o gatinho ou a gatinha pra sair? Nossa! Devem ter sido muitas e muitas, não é verdade?
Mas o que é o medo?
O medo é um estado de progressiva insegurança e angústia, de impotência e invalidez crescentes, ante a impressão iminente de que sucederá algo que queríamos evitar e que progressivamente nos consideramos menos capazes de fazer. (DALGALARRONDO, 2006, p. 109). De acordo com a psicologia sensações como: angustia, preocupação, apreensão, ansiedade, são termos que podem ser medo. E qualquer situação percebida como ameaçadora, seja física, moral ou de qualquer outra ordem, podem despertar o medo.
O cérebro produz mais adrenalina, e você pode ter reações como: enjoo, dores, os sentidos são bombardeados com tantas informações impedindo você de pensar com clareza.
Veja esse exemplo da drª Marisa de Abreu Alvez: “Uma pessoa tinha tanto medo de andar de metrô, mas nunca tinha entrado sequer numa estação de metro. Portanto ele tinha fobia daquilo que ele pensava que era o metrô. Toda vez que ele passava perto de uma estação de metrô e, só de pensar em entrar, ele suava frio, seu coração acelerava, seus ombros ficavam curvados e ele achava que ia desmaiar.
Vejam que este medo não está relacionado ao ato de entrar no metrô, mas  a sensação de perda de controle que ele associava a andar de metrô. Como essa sensação toda era muito forte, ele nunca teve a chance de lidar com o medo de forma racional.”

Quando sentimos isso temos duas reações: lutar ou fugir. O medo nos mantém alerta e longe de situações realmente perigosas, como por exemplo, a que citei acima, nadar com tubarões ( eu sei que tem gente que faz, mas não obrigada).

E quando ele impede de darmos mais um passo em direção ao nosso futuro tão sonhado? Por que não pedir aumento? Por que não convidar ele ou ela para ir ao cinema? O que te impede? Sim, você pode receber um sonoro NÃO, mas e daí? Quem nunca recebeu um não? A partir do não, analise a situação, mude a estratégia e tente de novo.

Falar é fácil...

E fazer pode ser também. Vamos tentar?

1-      Descreva a situação que te deixa com medo. Ex.: Apresentar um trabalho na faculdade.

2-      Descreva quais diálogos internos acontecem quando você pensa em fazer o que te deixa com medo. Ex.:  Tenho que me sair bem, ou vão me achar burro.

3-      Pergunte-se: por que ao tomar tal ação ou atitude, aconteceria isso? Ex.: Por que me achariam burro?

4-      O que de real tem nisso? Qual a lógica? Qual evidência de que isso vai acontecer?

5-      Como pensar assim ajudou você até agora?

6-      O que eu posso fazer para me sentir preparado para essa situação?

7-      Agora ensaie a situação visualizando com resultados positivos e vá em frente. A cada medo vencido, você terá mais condições de ir cada vez mais longe.

Quando você optar por seguir em frente, e desafiar seus medos, ganha força e coragem para os próximos desafios. A vida é assim, um desafio atrás do outro. Não há nada que você queira fazer que não possa ao menos tentar. Lembre-se que quem alcançou o sucesso teve muitos medos para vencer.
“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.”

Henry Ford

Se você gostou, se faz sentido pra você, então curta, comente e siga E esse tal de coaching? 

2 comentários:

  1. Muito maneira essa postagem. Eu sou um apessoa medrosa por natureza, medo de muitas coisas.
    Mas vale a pena repensar cada um deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Medo faz parte da vida. Serve para você ficar alerta, mas não pode deixá-lo dominar.

      Excluir