quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Depende de você







Ok. Muito se fala de sucesso, de conquistas e vitórias. Muito se fala que só depende de você mesmo, que basta querer, e que, quem quer não arruma desculpas, vai lá e faz.
Você também fala isso, mas no fundo, bem lá no intimo se perguntam: mas como se faz? Qual o primeiro passo?  AQUI 3 PASSOS PARA O SUCESSO

Como você está num blog de Coaching, vou recomenda-lo (a) procurar um, pois é ele é um profissional capacitado que vai ajudá-lo nessa busca. AQUI 

Mas como Coach, posso aqui mesmo, ajudar com algumas orientações:
  1. Autoconhecimento: Conheça sobre si mesmo, saiba quais são seus valores, suas características, suas habilidades, suas forças e fraquezas. Só assim você pode buscar uma empresa, vaga ou trabalho que condiga com você.
  2. Planeje: Vai procurar emprego? Liste as etapas que você precisa fazer. Está tentando uma promoção? O que você precisa fazer para ser promovido? Quer abrir um negócio? Que tipo negócio? Qual o nicho? Etc...
  3. Pesquise: Seja qual for a sua escolha,  se uma das quais citei, ou outra qualquer, é preciso pesquisar o cenário. Saiba quem o quê o mercado está pedindo, quais as competências exigidas para uma promoção, qual o melhor cenário para abrir um negócio. Enfim, pesquise, pesquise, pesquise...
  4. Avalie: Avalie suas ações e o retorno que elas lhe trazem, se necessário, adapte seu plano.
  5. Aprenda: A todo instante estamos aprendendo e reaprendendo. Use cada experiência boa ou não tão boa para aprender e melhorar.
  6. Autonomia: Seja dono de seu destino. Por mais crise que tenha o país, a sociedade, lembre-se: elas sempre existiram e existirão. Faça seu próprio caminho de modo que independente da situação do país, você consiga conquistar suas vitórias.
  7. Celebre: Vitória é vitória. Não importa o tamanho da batalha que você lutou, celebre. Isso o deixará mais animado para as próximas batalhas que virão.



Uma pequena história:

Sempre que se fala de crise, eu me lembro da história de Gideão.  A família dele era pobre e ele o mais pobre de todos. Naquela época o povo de Israel viva se escondendo dos midianitas e outros povos que roubavam tudo deles.
Em quanto o povo reclamava da assolação que sofria, Gideão teve uma boa ideia para salvar seu trigo e não morrer de fome: malhar o trigo no LAGAR.
Mas o que é lagar? Lagar é uma bacia grande onde eram pisoteadas as uvas para fazer vinho. Já o trigo era malhado numa EIRA, que era um lugar amplo, assim o vento poderia espalhar a sujeira.
Lagar não era o lugar para malhar o milho. Era impróprio, inadequado e exigia um esforço muitíssimo maior do que no lugar certo, a eira. Porém, lá ele estava protegido e protegendo o que era seu, mesmo que com muito mais dificuldade e esforço.
Israel (terra dos Hebreus) vivia numa crise daquelas. Guerra, fome e destruição. No entanto, Gideão foi inovador e ao invés de reclamar, pensou fora da caixa e salvou o seu meio de sustento.
Pra quem conhece a história dos Hebreus, sabe que ele foi escolhido por Deus e salvou também seu povo. Dá uma conferida lá Bíblia Sagrada, livro de Juízes capitulo 12, vai valer a pena.

Aprendemos com Gideão que devemos usar os recursos que temos e partir para uma ação ao invés de apenas reclamar. E você? O que tem feito hoje para construir o futuro que deseja?

Lagar era apropriado para uvas, porém na crise foi usado para trigo.
                                                                                                
Eira, próprio para trigo.











 Se você gostou, se faz sentido, comente, e siga-nos nas redes sociais. E esse tal de Coaching?





























Nenhum comentário:

Postar um comentário