segunda-feira, 16 de novembro de 2015

MINDSET


É de comer? É de vestir?  É de usar?

Mindset é uma atitude mental fixa ou disposição que determina respostas e interpretações de uma situação. Trocando em miúdos: Linha de raciocínio que direciona as pessoas.
Mindset é a percepção de nós mesmo e da realidade que nos cerca. E isso varia de pessoa a pessoa, mesmo que vivenciando a mesma situação.

Para Marcos Ton, do site RH.com.br o Mindset 
 "Uma forma clara de identificar o quanto um determinado "mindset" pode estar ajudando ou prejudicando um determinado negócio, é prestar muita atenção naquilo que as pessoas afirmam no dia a dia, o quanto elas defendem certas ideias no desenvolvimento de projetos, criação de produtos/soluções, resolução de problemas, estabelecimento de diretrizes ou até mesmo em reuniões cotidianas da empresa e o quanto tudo isto impacta em colaboração, sinergia, motivação e criatividade ou emperra, negativa e colabora para desconectar pessoas e impedir o desenvolvimento de relacionamentos profissionais sadios e produtivos."


Pensamento > > Ação>> Resultado

Primeiro o pensamento é formado, mas esse pensamento vem de influências que recebemos desde pequeninhos. Algumas correntes científicas defendem que recebemos estímulos desde a barriga de nossa mãe. Tudo o que ouvimos ou nos é ensinado sobre dinheiro, trabalho, sucesso, por exemplo, vai para nosso subconsciente e transformasse em nosso pensamento ou nosso MINDSET. Segundo T. Harv Eker autor de “O segredo da mente milionária”, a nossa relação com dinheiro (ganhar, guardar e gastar) é criado a partir daí. (PDF do livro AQUI)
O pensamento é então o gerador do sentimento, que vai levar a ação.
Pessoas que acham que todo rico é corrupto, ou que “não tem coração”, que são pessoas frias e calculistas por mais que gostem ter “seu dinheirinho”, dificilmente terão mais do que o suficiente para as contas. É provável também que, mesmo que, ganhe muito dinheiro seu MINDSENT o fará perder.
Então, colocaremos assim: Palavra > pensamento> sentimento > ação> resultado

Se pensamento gera sentimento...

Já parou para analisar que se você começar a pensar em coisas ruins e negativas, logo você está triste, cabisbaixo e sem ânimo para nada? Começa a desistir de tudo e não ver mais sentido na vida. A Bíblia, um livro tão antigo, mas cheio de palavras de sabedoria, o profeta Jeremias, no Livro das Lamentações cap. 3 vrs 21, diz: “Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança”.
Ver o copo “meio cheio”, o lado bom da vida, pode ajudá-lo a ter sentimentos melhores, que vai leva-lo a ações e resultados mais satisfatórios.
Aquilo que você pensa é transformado em ação, mesmo que você não perceba, logo, suas ações vão transformando-se em reação e o mundo a sua volta está sendo construído a partir daí. Não estamos falando do mundo de Poliana, sem problemas, onde todo mundo é bom e gentil, mas de assumir o controle do que você fala, pensa e age, usando claro, a seu favor, para alcançar voos bem mais altos e trilhar seu próprio caminho em direção ao SUCESSO.

Reorganizando a mente

Em um processo de Coaching é trabalhado um reajuste mental no Coachee. Nossas sessões são trabalhadas ferramentas que auxiliam a ter: Foco, Ação, Resultado e Melhoria continua. Ajudamos a identificar e romper crenças limitantes, e outras atitudes que impedem o coachee de desenvolver suas potencialidades. Maiores informações CLIQUE AQUI e AQUI
Tony Buzan, escritor inglês, na década de 70, desenvolveu uma espécie de diagrama que ajuda a organizar o cérebro, chama-se Mapa Mental.
Nossos pensamentos funcionam como uma teia de aranha; a partir de uma ideia central vai coligando outras ideias secundárias.
Você pode ter uma visão global e resumida de tudo, como por exemplo, o conteúdo daquele concurso dos tão almejado.
Faça seu mapa em 5 passos básicos, ensinado pelo autor do livro “Forma de Aprendizagem Acelerada” Fábio Manfrin:
  1.  Cria uma ideia central- através de imagem ou de palavras chaves;
  2. Adicione ramos- use curvas por serem mais estimulantes;
  3. Adicione novas imagens ou palavras-chaves- conecte as ideias secundarias a ideia central;
  4. Adicione novos ramos- novas ideias que saem das ideias anteriores;
  5. Adicione cores- pois estimula mais o cérebro.
     

Se preferir faça seu Mapa Mental aqui nesse site MindMaister, tem três mapas gratuitos para sua diversão.


Se você gostou ou se faz sentido, então? Curta comente, recomende, compartilhe e siga E esse tal de Coaching? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário