domingo, 20 de dezembro de 2015

Autoconhecimento


"Ó homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo."
                                                                                             Oráculo de Delfos



De acordo com a Psicologia, autoconhecimento é o conhecimento que o individuo tem de sim mesmo, das suas características, dos seus sentimentos, de suas inclinações.
Autoconhecimento é o primeiro passo para conhecer o mundo. Esse processo é dia a dia e abre possibilidades de aprender e conhecer cada vez mais e mais coisas novas, e por vezes, imagináveis.  Esse conhecimento de si mesmo ajuda no controle das suas emoções, sejam positivas ou negativas, e evita sentimentos de baixa autoestima, frustração, inquietude, ansiedade e instabilidade emocional.
O autoconhecimento é importante até na sua colocação ou recolocação no mercado de trabalho, pois conhecendo suas competências, fica mais fácil direcionar-se numa atividade que se alinha com seus talentos e valores, evitando o desgaste de energia desnecessário nesse processo da busca da vaga dos sonhos.
Mas como fazemos isso?
  1. O futuro é AGORA

Por mais estranho que possa parecer a frase acima, a verdade é que o futuro que você espera começa a ser planejado HOJE. Sim, é a Lei da Semeadura: O que o homem plantar, isso também colherá.
Seja qual for o seu sonho é preciso dá o primeiro, o segundo, o terceiro e tantos e tantos outros passos.
O problema é que ficamos presos no passo. “Se eu tivesse feito isso”, “se eu tivesse dito aquilo...”
ACORDA!!!! Você não pode mudar o que se passou.  A vida acontece num único tempo: PRESENTE. Concentre-se no que está acontecendo AGORA. O que você está sentido? Como você está reagindo à situação atual? O que pode fazer para melhorar?
Respire. Concentre-se na sua respiração. Exercícios respiratórios são ótimos para nos reconectar com o agora. Faça sempre.

     2. Pontos Fortes e Pontos Fracos 

Todos têm pontos fortes e pontos fracos. É importante que você conheça quais são seus pontos fortes e quais pontos você precisa melhorar.

Vamos lá?
Pegue uma folha de papel e escreva de um lado tudo que você considera suas qualidades, talentos, características positivas, ou seja, tudo que gosta em você.
Do outro lado escreva tudo que lhe incomoda, defeitos, pontos fracos, características que você não gosta e que precisa melhorar. Não vale esconder nada, hein? Saiba que, esse passo é vital para alcançar voos cada vez mais altos e ter uma vida bem mais equilibrada e feliz. Já fez? Próximo passo: identifique o que externo e interno
O que está dentro de você é só depende de você coloque a letra I (de interno), o que não depende de você coloque a letra E (de externo). Nesse momento você precisará de ajuda de outras pessoas. Procure pessoas que realmente te conheça e que te respeite, ok?

E agora? O quê é que eu faço com essa informação?

Diga-me você: o que aprendeu com esta análise? Como você conclui este cenário? Qual lado ficou maior?
O que você pode fazer para aproveitar melhor seus pontos fortes? Em que área do mercado de trabalho seus pontos fortes podem ser melhores aproveitados?  O que você pode fazer para melhorar seus pontos fracos?  Quais ações você pode fazer a partir de AGORA para valorizar os pontos fortes? E quais ações para os pontos fracos?

Além de tudo isso que foi dito acima, conheça também seus valores, já que são eles que impulsionam suas ações. CLIQUE AQUI





Se gostou, se faz sentido, curta, comente e compartilhe. Siga-nos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário