sábado, 6 de fevereiro de 2016

LIDANDO COM AS PERDAS


Recentemente estive próxima a pessoas que tiveram grandes perdas em suas vidas (incluindo eu). Pessoas que perderam seu sustento, perderam bens que levaram anos e anos economizando para conquistar, perderam a saúde, e, possivelmente o pior de todas as perdas:  perderam entes queridos.
Tenho certeza que, cada um que estiver lendo esse post, já teve uma perda que doeu lá no cerne da alma. Daquelas que a gente pergunta a Deus “por quê”? Por que está acontecendo comigo? Ou com fulano?
Nem sempre tem uma resposta, assim como não é possível dimensionar a dor para cada perda, nem a reação de cada um de nós.

Perdas existem

Enquanto estivermos no mundo sofreremos perdas, e vamos precisar conviver com elas.  Psicólogos afirmam que você não precisa ser forte.  “Não “chore”, “ seja forte” é balela! Afirmam  ainda que a dor faz parte do processo de cura. É preciso chorar, é necessário sofrer. Perde dói. Umas perdas mais, outras menos, mas dói.   O que não é saudável é fazer disso um estilo de vida. É preciso reagir e se for preciso, buscar ajuda.


Help me

Amigos, familiares, seu líder espiritual, não importa, desde que seja alguém de sua confiança e que se importe com você. E, se for preciso, procure um Psicólogo. Universidades que tem curso de Psicologia costumam ter atendimentos gratuitos ou a preços populares.



Hora do aprendizado

Por mais terrível que seja a dor, ela nos trás algum aprendizado. Ou reforça algo que talvez tenhamos esquecido. A morte, por exemplo, nos ensina a valorizar pessoas enquanto estão conosco, nos ajuda a refletir sobre como estão levando nossa vida, qual legado que estamos deixando para esse mundo? Recomendo esse livro AQUI.
Perder o emprego pode nos dá criatividade para ganhar um “cascalho” extra, economizar, ou mesmo refletir sobre “qual tipo de empresa queremos trabalhar da próxima vez?” Ou “qual postura quero ter no meu próximo trabalho?”.

Carpe diem

Ou no bom e velho Português: aproveite o dia! Com as perdas aprendemos que cada momento é precioso demais. " Deixa a vida minha levar, vida leva eu" é uma ótima frase para ouvir no pagode de Zeca Pagodinho. Mas no dia a dia temos que agir e não só reagir.
Esse momento de agora não vai voltar, então é melhor vive-lo de forma sábia. Intensamente? Sim, mas com responsabilidade, lembrando que, o que plantamos hoje, colheremos amanhã.  Pense como você quer que seu amanhã seja e MOVA-SE!



Mas se você ainda não sabe o quer para o futuro, então, procure um COACH!


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário