segunda-feira, 27 de junho de 2016

Simplismente P.N.L



Muito se ouve falar do poder da mente. Há quem diga, que se você souber usá-la bem, pode até mover objetos; isso é chamado de telecines e alguns filmes foram feitos tratando desse assunto, mas nada foi cientificamente comprovado. Mas afinal, até onde a mente pode ser controlada ou usada a nosso favor? Será que é possível  “ atrair” coisas? Não sou uma pessoa mística, e sinceramente ainda acho essa história de mover objetos muito hollywoodiana ( perdoe-me os que acreditam), mas a boa notícia é que sim, podemos ajudar as coisas acontecerem com mais efetividade. Sua mente pode ser treinada, ou melhor, seus pensamentos podem ser treinados a irem na direção certa. Como? Com Programação Neurolinguística, ou simplesmente P.N.L

Pensamento Positivo ou ciência?

A gente sabe que, quando pensa em coisas boas nosso coração se alegra, a própria Bíblia, no livro das Lamentações 3:21 diz que  devemos “trazer a memória aquilo que nos dá esperança”.
P.N.L não é pensamento positivo, é muito mais do que isso. É ciência. Ela surgiu na Califórnia, na década de 70, com o matemático Richard Bandley, o terapeuta e estudioso da informática Gestalt, e o linguista Jonh  Grinder, eles estavam interessados em estudar alguns dos maiores terapeutas da época e observaram seus comportamentos  e para isso precisavam descobrir como pensavam.
De acordo com Plínio de Souza da Ápice Desenvolvimento Humano:

O objetivo era identificar os padrões linguísticos e comportamentais utilizados por estes profissionais e poder aplica-los, e posteriormente ensiná-los, obtendo os mesmos resultados extraordinários. Assim seus criadores identificaram e organizaram suas descobertas em um conjunto de modelos, técnicas e princípios e deram o nome de Programação Neurolinguística (PNL):
Programação: mecanismos ou esquemas inconscientes, rotinas instaladas;
Neuro: fisiologia, emoção, sensação, 5 sentidos, representações internas;
Linguística: estrutura linguística, pensamentos, crenças, valores.

Por trás de todo comportamento existe uma estrutura de pensamento formado que impactam positivamente ou negativamente nas nossas ações.
A neurociência afirma que nosso cérebro está em constante mudança e está em constante reorganização. As ações que tomamos, as experiências que temos e o que aprendemos consciente, ou inconscientemente, contribuem para essas mudanças. LEIA AQUI.
O que você pensa, o que você fala, as imagens que trás à memória de forma repetida, e até intensa, influencia na configuração do seu cérebro. Logo, se você gosta de falar mal de si mesmo, se depreciar, reclamar de alguma coisa repetidamente, só está dando comando ao cérebro e reforçando a ideia. Por exemplo, se costuma dizer que não aprende matemática, está dando instruções ao cérebro para criar mecanismo que dificultará mais e mais o seu aprendizado. 
Já reparou que quanto mais você reclama mais acontece? Quem nunca usou o velho ditado :” quanto mais rezo, mais assombração aparece” ?

E o que faço com essa informação?

Primeiro entenda que a P.N.L é uma ferramenta para usar a seu favor e não a solução para todos os males do mundo. Pensamento leva a ação. Não adianta ficar nas redes sociais, ou deitado no sofá pensando “ quero ser um advogado” por exemplo e achar que isso é suficiente. Tem que estudar, correr atrás, batalhar, acordar cedo, ser disciplinado, enfim, sem esforço  nada mudará em sua vida. Porém quando você usa a sua mente a seu favor e busca melhorias e crescimento, menos tempo terá para lamentar.
P.N.L  poderá ajuda-lo em ser mais focado, a eliminar pensamentos que não trarão benefício nenhum e definitivamente tirar da sua vida a reclamação.
Mas, é claro que tudo depende do que realmente você quer para sua vida. 

Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.
Provérbios 4:23 NTLH

Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário