terça-feira, 23 de agosto de 2016

Produtividade?! Energia?! Decisão?! Foco?!...Mas como ter tudo isso?????


Cada vez mais as empresas exigem produtividade de seus trabalhadores. Mas não basta somente produzir, tem que ter qualidade e cada vez mais e em menor tempo. Com tantas decisões e com tantas tarefas a serem realizadas, às vezes nos sentimos perdidos e exauridos com tantas exigências.
Então, como conseguir tudo isso no nosso tão corrido dia a dia. Primeiro gosto sempre de lembrar que nada é receita de bolo ou fórmula mágica, e, para ter resultados é preciso ter paciência.

Vamos começar pelas decisões. Independente do seu cargo, sua função, sua profissão, você sabe que decisões serão tomadas a todo instante e todos os dias, mas o que talvez você não saiba é que nosso cérebro por mais fantástico que seja, tem um limite de decisões a serem tomadas por dia.  Concentrar-se é uma das tarefas mais árduas para o cérebro. Quantas vezes você precisou escrever um e-mail importante, um relatório, ler aquele livro para o trabalho da faculdade e primeiro viu o Facebook, Whatsapp, viu algum site que não tinha nada a ver com sua tarefa? As distrações são muitas, principalmente nesse mundo moderno com tantas distrações...
Produzir cada vez mais e melhor é uma exigência dos dias atuais.
A cada vez que você toma decisões, cansa o cérebro e consequentemente a qualidade das decisões fica comprometida. Imagina “decidir decisões”? Decidir quais decisões são importantes no mesmo dia pode comprometer a qualidade das suas ações, já que há um desperdício de energia que comprometerá o foco no que é mais importante.
Se você faz uma lista de tarefas importantes no dia anterior, terá muito mais energia e foco, e consequentemente mais qualidade nas suas decisões. 

Jonas Lehrer, escritor científico, afirma que “se você demora muito tempo para tomar uma decisão, ou se concentra em demasiado nela, as decisões seguintes podem ser afetadas. Imagine que você demore muito tempo se vai ou não comer sobremesa (mesmo que deseje muito) e logo em seguida precisa decidir entre duas propostas de emprego, a qualidade da segunda escolha pode ser comprometida”.
Segundo esse autor, o cérebro já está tão exaurido, que o poder de concentração sobre prós e contras das duas opções, já estão nebulosas.

Energia cerebral 

Eliminando excessos.
De acordo com Thelm, empresário, escritor e Coach, nós temos dois grandes grupos de tarefas no dia a dia: tarefas de produção (pagar conta, responder e-mails, fazer ligações) e tarefas de ocupação (que direcionam a conquistar nossos objetivos, sonhos e metas).
Thelm afirma que se diminuirmos as tarefas de produção, ganharemos tempo, energia e foco para as tarefas de ocupação. Para isso é preciso no fim de semana (isso mesmo na sexta-feira), você responda duas grandes perguntas:

  • O que eu fiz nessa semana que não deveria continuar fazendo?
  • O que eu tenho que fazer para não fazer as tarefas na próxima semana?

Sim, mesmo que você trabalhe sozinho, sempre existem tarefas que podemos delegar, ou deixar de fazer. Faça um balanço disso e veja quanto tempo você terá para ocupar-se do que realmente vai lhe dá resultado.


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário