quarta-feira, 19 de outubro de 2016

CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA

Hoje vou trazer para vocês texto retirado do site do INCA ( Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva) uma sumidade em tratamento dos mais variados tipos de câncer.
Embora outubro esteja indo embora, a doença não. Ela está aí e mata todo ano centenas de mulheres. É preciso se prevenir e propagar essa ideia.

Controle os fatores de risco

A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores.

Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis; porém fatores como excesso de peso corporal, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal, são, em princípio, passíveis de mudança.

Estima-se que, por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados, é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama no Brasil [1]. Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física regularmente, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor [2].

Evidências científicas sobre a relação entre alimentos, nutrição, atividade física e prevenção de câncer podem ser consultadas no resumo traduzido para o português pelo INCA [2]. O Sumário Executivo Políticas e Ações para Prevenção do Câncer no Brasil dá continuidade à publicação anterior, apontando prioridades e perspectivas de ações para prevenção do câncer [1].


Referências 

[1] INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (Brasil). Sumário Executivo. Políticas e Ações para Prevenção do  Câncer no Brasil. Alimentos, Nutrição e Atividade Física. Rio de Janeiro: INCA, 2009. 16p.
[2] INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (Brasil). Resumo. Alimentos, Nutrição, Atividade Física e Prevenção do Câncer. Uma perspectiva global. Tradução de Athayde Handson Tradutores. Rio de Janeiro, 2007, 12 p.
 
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.
Número de mortes: 14.388, sendo 181 homens e 14.206 mulheres (2013 - SIM)


Homem também tem câncer de mama

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Estimativa de novos casos: 57.960 (2016 - INCA)




Cuide-se! Eu sei que algumas pessoas não gostam de mencionar o nome dessa terrível doença para " não atrair", mas com todo respeito a suas crenças, não é não mencionar que afastará a doença, mas o controle dos fatores de risco e a prevenção. Procure orientação de médico e faça o autoexame.

Como fazer o autoexame:

 


Visite o site do INCA:http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home




Nenhum comentário:

Postar um comentário